Como a antecipação de recebíveis impacta no seu fluxo de caixa?


A antecipação de recebíveis tem se mostrado uma grande saída para pequenos empresários que se encontram em dificuldade para fazer a gestão de fluxo de caixa em suas empresas.


Pensando, principalmente, em períodos de baixo volume de vendas, é imprescindível equilibrar a relação receita/despesa, pois o acumulo de alguns débitos pode se transformar em uma verdadeira bola de neve e comprometer o futuro de seu negócio.


Considerando esse cenário, trouxemos no post de hoje, as principais vantagens de se poder contar com a antecipação de recebíveis. Não deixe de conferir!


Desafoga seu caixa em meses de dificuldade


Como todos sabemos, ao longo de um mesmo ano, o setor de serviços passa por uma gangorra. Há períodos de mercado mais aquecido, em que o volume de receitas observadas é bem superior à média do ano.


E, como não poderia ser diferente, temos períodos em que há uma queda brusca nas vendas, com o potencial de deixar o seu caixa no vermelho.


Nesses momentos de dificuldade, boa parte dos gestores de pequenos e médios negócios se desdobra em busca de soluções para equilibrar as contas, encontrando na antecipação de recebíveis a solução mais viável.


Os recursos para emergências que chegam contribuirão para o cumprimento de vários compromissos financeiros, de modo a evitar pagamento de juros e a manter uma relação de confiança com fornecedores.


Financia projetos importantes


Eis que você precisa concluir ou está começando um projeto importante e está precisando de um incremento em suas receitas para cumprir com o que foi planejado.


O projeto em questão pode ser um investimento em infraestrutura, como reformas ou ampliação do espaço físico de uma loja ou, ainda, a aquisição de um equipamento imprescindível para a continuidade de suas operações.


Nessas situações em que não é possível esperar pelo recebimento de receitas que ainda estão para ser creditadas, o fluxo de caixa também será uma solução. Mas veja bem: caso seja possível adiar a execução dos seus planos, convém esperar. Isso porque a antecipação de recebíveis envolve custos, comprometendo parte de suas receitas futuras.


Oferece melhores condições que empréstimos


Muitos gestores de pequenos negócios que ainda não foram apresentados à possibilidade de acionar a antecipação de recebíveis acabam recorrendo a empréstimos bancários. Como sabemos, trata-se de uma saída perigosa para empresas em situação de fragilidade financeira, uma vez que os juros são elevadíssimos e as condições de pagamento não são nada amigáveis.


Com isso, a antecipação de recebíveis será, mais uma vez, a melhor solução para quem se encontra em situação de dificuldades para gerir o fluxo de caixa.

Ao mesmo tempo, cabe aqui um exercício de ponderação, pois comprometer grandes volumes de suas receitas a serem creditadas nos próximos meses pode significar o início de uma nova temporada de dificuldades financeiras.


Como você pôde acompanhar neste post, a antecipação de recebíveis funciona como uma espécie de coringa para a gestão financeira de seu negócio. Há várias situações em que convém fazer uso dele, no entanto, não se esqueça de utilizar esse recurso com responsabilidade, acionando-o apenas em momentos de real dificuldade.

 
  • Facebook
  • Instagram

Telefone / Whatsapp: 011 9 4479.7846

R. João Gonçalves Henrique 132 - Itatiba, SP

©2020 por SucessoNaWeb. Todos os direitos reservados.