O Drone é a ferramenta da vez no setor solar (na visão de um leigo!)

Atualizado: 7 de Dez de 2020


Para começar, devo confessar 3 coisas:


1º) Não foi nada fácil reunir as informações para este artigo - apesar da existência de muito conteúdo técnico relacionado a DRONES em fóruns, profissionais e escolas técnicas dedicadas à treinamentos, com conteúdo de altíssima qualidade do assunto.


2º) Como não sou especialista, não quero me focar em nada técnico aqui. O objetivo é que um cara leigo, como eu, conheça o assunto - e passe a pesquisar sobre o tema.


3º) Como iniciante no assunto, tive dificuldade em entender o motivo das informações públicas sobre o potencial do uso dos drones ao profissional do setor solar.


Então para começar, vou listar abaixo algumas das aplicações mais comuns para drones no setor solar:

  • Geração da topografia do terreno e projeto de terraplanagem para a implantação dos módulos

  • Geração de ortomosaicos - muito mais precisos do que os de satélite, para geração de imagens em 3D em softwares de modelagem e dimensionamento de usinas

  • Modelagem 3D de casas ou prédios já na escala correta;

  • Inspeção da cobertura, eliminando a necessidade de, por exemplo, subir numa estrutura;

  • Acompanhamento da obra e inspeção da usina;

  • Verificação termográfica de usinas


Em vista de todas estas aplicações, decidi focar neste último - e tem muita coisa bacana sobre este tópico - acompanhe aí:


O uso da tecnologia de geração de imagens térmicas


Este foi o "pulo do gato" para que o Drone se tornasse uma das principais ferramentas dos profissionais do setor solar, onde a complexidade das variáveis para que seja realizada uma atividade de inspeção de usina solar podem impactar sensivelmente os custos deste tipo de operação.


Na prática, uma imagem térmica ajuda a detectar pontos quentes de forma instantânea, concluindo em minutos um trabalho que demoraria metade de um dia. A inspeção de painéis solares, que antes demorava metade de um dia para ser concluída, agora pode ser realizada em aproximadamente 10 minutos.


O mercado de filmagem térmica está em imensa expansão em muitos países e não é diferente no Brasil, EUA, Inglaterra, Portugal, dentre outros países. Esse mercado é promissor, e oferece bons ganhos para profissionais que querem se especializar nesta atividade.


A Inspeção Termográfica como negócio


A tecnologia termográfica oferece novas oportunidades de negócios, e uma significativa redução do tempo operacional no setor de energia solar, evitando um grande investimento de capital e recursos humanos. Esta tecnologia faz a avaliação da usina solar, criando um plano de voo que calcula a área máxima que pode ser coberta. Com base nas informações coletadas durante a fase inicial de avaliação da área, a tecnologia armazena estes dados coletados para processamento. As transmissões de imagens em tempo real capturadas pelos drones são ideais para o acompanhamento de uma inspeção dos painéis solares, pois estas imagens podem ser visualizadas por um técnico, gestor ou qualquer outra pessoa que necessite dessas informações em tempo real, em qualquer lugar com acesso a internet. Estas imagens são transmitidas para uma central de servidores, e disponibilizadas por meio de um acesso exclusivo, para que todos os envolvidos no projeto possam visualizar as imagens - em tempo real, e posteriormente por meio de download. Além disso, é possível ter várias visualizações simultaneamente durante a transmissão, e essas imagens podem ser visualizadas em tempo real no computador, celular, tablet ou qualquer plataforma online.



Sobre a SNW.SOL


A SNW.SOL é a 1a. Consultoria de Marketing "FULL-SERVICE" especializada em Energia Solar Fotovoltaica do Brasil, atendendo:

- INTEGRADORES

- EPC'ISTAS

- FABRICANTES

- DISTRIBUIDORES

Nosso principal objetivo é adequar a comunicação de nossos clientes, gerando MAIS ENGAJAMENTO e consequentemente, MAIS NEGÓCIOS.


Que tal AGENDAR UMA APRESENTAÇÃO AGORA MESMO? Entre em contato conosco clicando NESTE LINK que um de nossos especialistas te responde 😎


Fontes:

- PVtech.org - Getty Images/iStockphoto

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo